Thursday, August 24, 2006

Professor, qual a utilidade desse conteúdo?


Questões como estas... Onde eu vou usar esse conteúdo? ou Professor, pra que serve isto? São freqüêntes entre os alunos, na sala de aula.
Uma vez que ninguém aprende por aprender, os alunos aprendem pouco e mal. A aprendizagem significativa inicia-se quando os alunos dizem o que sabem sobre o tema da aula e fazem opção pelo que gostaríam de saber mais sobre esse conteúdo.
Por isso, os alunos passam a questionar o conhecimento que vão aprender, mostram interesses por suas múltiplas dimensões, desejam saber qual o sentido de tal conhecimento tem para a vida e sua implicação no impacto de problemas sociais, para que seja aprendido. Ao professor caberá trabalhar com os alunos, ciente dos processos pedagógicos pertinentes à aprendizagem, comunicando conhecimento, explicando, fazendo perguntas, corrigindo e permitindo-lhes dar explicações e dessa forma se deparar com o conhecimento sistematizado do conhecimento.

2 comments:

Juana Mirta said...

Olá, em fim chegei até aqui, concordo contigo quando escreves que o aluno precisa saber a razão de estar estudando aquilo, a velha resposta "cai no vestibular" ou "faz parte do conteúdo" já não basta, precisamos urgente buscar meios para sanar essa deficiência.,bom retorno pra voce abraços..

Gílian Cristina Barros said...

Olá Suzana!

Com certeza os questionamentos fazem parte da aprendizagem, se questionamos o para que serve, já estamos caminhando para inúmeras aprendizagens.

Até mais!