Thursday, July 27, 2006

Projetos de Aprendizagem...

O que vai determinar a forma como os diferentes recursos e ferramentas tecnológicas serão utilizadas, são os pressupostos epistemológicos presentes na prática do professor. Na concepção epistemológica interacionista/construtivista, o conhecimento é entendido como uma relação de interdependência entre o sujeito e seu meio. Tem um sentido de organização, estruturação e explicação a partir do experenciado. É construído a partir da ação do sujeito sobre o objeto de conhecimento, interagindo com ele, sendo as trocas sociais condições necessárias para o desenvolvimento do pensamento.
Portanto, a aprendizagem não se dá pela simples transmissão de algo que está fora, mas sim, depende do desequilíbrio cognitivo, o qual é provocado num processo de interação, da ação do sujeito sobre o objeto do conhecimento, dos esquemas de significação que possibilitam o estabelecimento de relações com o novo na busca de uma nova equilibração. Piaget (1973).
A metodologia de Projetos de Aprendizagem favorece à cooperação, que se dá por trocas recíprocas e respeito mútuo. Busca-se aprender conteúdos, aprofundar conceitos, por meio de procedimentos que ajudam-nos a desenvolver a própria capacidade de continuar aprendendo, num processo construtivo e simultâneo de questionar-se. A avaliação é usada para verificar como os alunos estão pensando, que recursos já utilizam, que relações conseguem estabelecer, que operações realizam ou inventam, ou seja, há um acompanhamento de todo o desenvolvimento da aprendizagem.
Assim, a metodologia de Projetos de Aprendizagem poderá ser uma porta que permitirá: aproximar-se da identidade dos alunos; evidenciar e desenvolver talentos; favorecer o desenvolvimento de concepções humanistas; desenvolver a cooperação, comunicação, autonomia, criatividade, senso crítico; repensar a estrutura de cursos, a organização do currículo por disciplinas e a maneira de estabelecê-lo no tempo e no espaço educacional; resgatar o que ocorre fora do espaço educacional formal, as transformações derivadas da imensa produção de informação; questionar a idéia de uma versão única da realidade; saber onde buscar a informação, como buscar e o que fazer com ela.

No comments: