Saturday, July 22, 2006

Alterando Paradigmas?

A Aprendizagem por Projeto tem se mostrado um verdadeiro exercício de cidadania, favorece a aprendizagem de cooperação, com trocas recíprocas e respeito mútuo.
Vivemos em um mundo no qual as mudanças – e sua velocidade – crescem cada vez mais.
Para sobreviver e prosperar, as organizações precisam inovar sempre e por isso as mudanças, e com elas, cada vez mais, surgem os projetos. A Internet e tudo o que dela deriva esta criando uma nova cibereconomia. Essa ênfase, sobre as mudanças, aumenta a importância da gestão de projetos, já que a alta velocidade da mudança cria uma necessidade maior de que os professores entendam o modo como se pode dirigi-los eficientemente, destacando a preocupação com a aprendizagem, colocando-se como mediadores no processo. Nos referimos a esta proposta de trabalho, esta nova metodologia, que privilegia questões investigativas.
“Questionar para desestabilizar, provocar discussões, reflexões, análises e críticas é essencial” para a formação de um cidadão. Cidadania depende de relacionamento com os outros embora o potencial criativo é do indivíduo, mas pode ser estimulado. A Aprendizagem por Projetos permite, assim, a ressignificação de conceitos, pois busca esclarecer questões de relevância social, cultural, geográfica, econômica, etc. de acordo com o interesse de cada um, provocando o crescimento de todos.
A Educação têm objetivos claros - do ponto de vista da formação e não só da instrução, o que aumenta a responsabilidade dos professores educadores.

No comments: