Da Educação? Da Escola? Da Sociedade? e Meu...? ou Seu...?
Bem, após leituras que contemplam questionamentos de novas metodologias para concepção de "Projeto de Aprendizagem", voltamo-nos para os questionamentos de qual é o nosso contexto atual?
A escola continua com seus conteúdos dispostos de forma linear, hierárquicamente produzidos, com pré-requisitos teóricos, sem produzir interação entre as áreas, e desconexos da realidade. Propiciam memorização, pelo caracter repetitivo que são dados às tarefas ou atividades e portanto não agregam nada.
O professor como figura centralizadora é quem detém o conhecimento que é meramente transferido, mas, sabemos que fazendo o que gostamos, realizamos com satisfação e portanto, surgem maiores possibilidades para interação, envolvimento e responsabilidade com propostas investigativas, a aprendizagem flui quando diversificam-se os meios de transmissão, construção e transformação relacionadas aos interesses e contextualizações.
Muda-se o paradigma e o professor age como estimulador de aprendizagem, levando seu aluno à postura investigativa, vendo-se e colocando o outro, enquanto aprendiz. Passa a ter uma postura articuladora e orientadora, capaz de desenvolver o espírito de socialização que é nato no homem.
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