Tuesday, November 21, 2006

Auto avaliação


O exercício da auto avaliação é, antes de tudo, o primeiro passo para o processo de aprendizagem e de transformação. Quanto mais preciso e metodológico ele for, mais benefícios serão obtidos.
Quando me pergunto sobre como os educadores devem se preparar para vencer as dificuldades de um mercado cada vez mais competitivo e instável, lembro que desafios e mudanças sempre estiveram presentes no mundo. Aliás, uma das principais características que diferenciam o homem é o fato dele ser capaz de aprender com o passado, imaginar um mundo diferente no futuro e modificar suas atitudes visando atingir esse estado desejado.
É a certeza de que hoje fazemos melhor que no passado e que amanhã faremos melhor do que hoje. Com essa forma simples de raciocinar, somos os principais agentes das transformações que nosso mundo já presenciou. Para se aprender com o passado, faz-se necessário realizar uma reflexão sobre como vínhamos executando nossas atividades, sobre quais as práticas que executamos, as tecnologias que utilizamos e sobre o nível de desempenho que estamos obtendo com elas.

No comments: