Tuesday, November 21, 2006

Peixe fora d'água


Já ouviu aquele ditado de que "Em Terra de cego quem tem um olho é rei"?
Nunca antes, questionei-me a respeito, pois, parecia lógico, embora, após assistir o filme "Cidade Acessível" estou mais para "Peixe fora d'água".
Para quem é, este mundo que se está construindo? Se Inclusão deixou de ser uma idéia para fazer parte de nossa realidade, precisamos entender que, há necessidade de se fazer reformas estruturais, no mundo que construimos.Ao se realizar um projeto, devemos analisar todas as demandas, para se propor uma convivência saudável e humanitária.
Devemos continuar debatendo estas situações principalmente na sala de aula, entre os jovens, para criar-se um consenso a respeito da diversidade, dos seres humanos portadores de necessidades especiais e o que devemos promover enquanto cidadãos, para melhorarmos suas qualidades de vida..

Auto avaliação


O exercício da auto avaliação é, antes de tudo, o primeiro passo para o processo de aprendizagem e de transformação. Quanto mais preciso e metodológico ele for, mais benefícios serão obtidos.
Quando me pergunto sobre como os educadores devem se preparar para vencer as dificuldades de um mercado cada vez mais competitivo e instável, lembro que desafios e mudanças sempre estiveram presentes no mundo. Aliás, uma das principais características que diferenciam o homem é o fato dele ser capaz de aprender com o passado, imaginar um mundo diferente no futuro e modificar suas atitudes visando atingir esse estado desejado.
É a certeza de que hoje fazemos melhor que no passado e que amanhã faremos melhor do que hoje. Com essa forma simples de raciocinar, somos os principais agentes das transformações que nosso mundo já presenciou. Para se aprender com o passado, faz-se necessário realizar uma reflexão sobre como vínhamos executando nossas atividades, sobre quais as práticas que executamos, as tecnologias que utilizamos e sobre o nível de desempenho que estamos obtendo com elas.